Quem sou eu

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

Início

sábado, 15 de outubro de 2011

Torque Roll


A muitos anos um jovem chamado Charlie Hillard pegou seu pequeno Pitts Special e mostrou ao mundo o primeiro torque roll. Ele levou o avião a uma posição vertical e elevada e parou o avião naquela posição com motor full, e o pequeno Pitts pairou no ar! O Pitts, naquele ponto começou a girar devido ao torque do motor.  Devido a relação potencia e peso do modelo, o Pitts começou a descender e continuou a girar, mesmo com o motor full. Wow!

Esta manobra impressionou todos e posteriormente ele foi competir e ganhar o campeonato mundial de acrobacia com seu Pitts full escala. O torque roll certamente prendeu a atenção de todos naquela época, e ainda o faz hoje. Um torque roll bem executado é muito difícil em um avião full escala, mas é ainda mais difícil de ser executado com um aeromodelo.

O MODELO CERTO

Ter uma ferramenta própria para o trabalho é muito importante aqui. Mesmo que você esteja aprendendo estas manobras. Se você não tiver o equipamento certo e a configuração certa isso gerará apenas frustração. Dito isso, tu necessitarás de um avião com comandos grandes e com bastante angulo, leve e acrobático, precisará também de motor potente, leve e muito confiável. Outra dica é, quanto maior o modelo, mais fácil será de fazer esta e outras manobras.  Quando o modelo esta na posição do torque roll há pouco fluxo de ar nos comandos. Portanto, é necessário ter leme e profundor com bastante área, para que mesmo durante o torque roll você tenha controle do avião.

É extremamente importante que se tenha um motor potente e muito confiável. Caso ele venha a falhar você estará numa situação bem complicada, principalmente se estiver baixo com o modelo. Deixe o motor amaciar e sinta-se seguro com ele antes de fazer esta manobra.

A posição do CG do avião é muito importante para a execução desta manobra. Para esta manobra é necessário que o CG esteja um pouco mais próximo a cauda do avião, ou na posição que indicar o fabricante (caso o fabricante indique um CG para manobras 3D). Mas tenha cuidado um CG muito atrasado pode ser um grande problema na hora de voar. Um CG muito atrasado pode causar desastres, pois torna o modelo muito difícil de voar e de controlar. Por isso faça mudanças no CG gradativamente. Outra recomendação é utilizar os exponenciais do radio para melhorar a sensibilidade excessiva do avião.

SE EQUIPE BEM!

Dave Patrick recomenda o modelo descrito abaixo, porém recomendamos um avião Extra, Sukhoi ou Yak 27% e motor e rádio compatíveis.

Goldberg Sukhoi:

•             com motor Y.S. 120;

•             hélice  APC* 16x8;

•             aproximadamente 35 graus de comando no leme e profundor;

•             25 graus de comando nos ailerons (aproximadamente 35 a 40 % de exponencial);

•             A localização do CG (para este avião) deve ser aproximadamente 6 polegadas depois da borda de ataque da asa no local onde a asa encosta na fuselagem. Isso pode variar muito de modelo para modelo.

Depois de ter um aeromodelo apropriado e com as configurações corretas, chegou o momento de tentar fazer alguns torque rolls. Primeiramente tente fazer o torque roll com o avião o mais próximo possível de você e a uma distância segura do solo e dos demais aeromodelistas. Se estiver muito alto e difícil de ver, será mais complexo executar a manobra corretamente, pois é preciso corrigir constantemente e rapidamente o movimento do aeromodelo. Sempre faça um torque roll que ao sair da manobra, o aeromodelo saia para a direção oposta da tua posição e dos demais aeromodelistas. A propósito, não é nada prático compensar o vento durante o torque roll.

COMO FAZER A MANOBRA

Comece voando relativamente baixo, justamente antes de passar por você, reduza o motor.  Ao passar perpendicularmente a você faça ¼ de loop. Assim a velocidade vertical do irá diminuir rapidamente.

E agora vem a parte crucial: você deve estar com o avião absolutamente na vertical principalmente no momento que o avião parar de subir. Assim que o aeromodelo parar de subir adicione motor para evitar que o mesmo desça. Geralmente com 60% a 70% do motor é suficiente para manter o avião no torque roll. Agora é utilizar todos os comandos, principalmente leme e profundor para manter o avião na posição de torque roll.


   




Nenhum comentário:

Postar um comentário