Tipos de Acrobacia mais comuns
SPORT AEROBATICS — PELO PRAZER DA ACROBACIA Todos nos começamos nesta categoria, sport aerobatics (e é claro, muitos ficam por aqui). Este é o ponto o qual se conseque fazer um loop ou roll. Mesmo que você seja capaz de executar manobras mais avançadas como tumbles e rolling circles ainda estará na categoria Sport Aerobatics. Muitos dos modelistas de hoje já ficam satisfeitos em conseguir fazer um loop simples ou roll com um modelo trainer, e é assim mesmo! Afinal de contas, aeromodelismo deve ser divertido e cada um se diverte da maneira que gosta. Por causa desta definição a grande maioria dos aeromodelistas se enquadram nesta categoria. São aeromodelistas que farão mais do que vôos retos e nivelados e provavelmente voarão muitos diferentes tipos de aeromodelo. Estes aeromodelistas aprendem a controlar suas aeronaves em variadas situações, tem reações mais apuradas e geralmente são aeromodelistas que tendem a prezar mais pela segurança. Há poucos de nós que efetivamente participam em competições. Quando o fazemos precisamos decidir qual o tipo de competição queremos testar nossas habilidades como pilotos. É neste momento que precisamos decidir qual tipo de manobra podemos nos especializar e qual o tipo de avião que é melhor para este tipo de competição. CATEGORIAS DE ACROBACIA Aqui estão listadas as categorias básicas de acrobacias RC: • Pattern ou precisão— são aviões com formatos similares para executar manobras bem específicas e são julgados pela graça e precisão do vôo. • TOC— a categoria Tournament of Champions é bem similar ao IMAC, mas foca em uma competição a cada dois anos somente. É formado por um grupo seleto de competidores de todo o mundo que se reúnem para competir. • IMAC— ou International Miniature Aerobatic Club. Na competição IMAC, é preciso ter aviões escala e executar manobras similares a manobras de aviões full escala. • Competição fun fly — uma competição financiada pela National Competition Fun Fly Association (NCFFA), esta categoria é estritamente orientada a execução de tarefas. Por exemplo, você tenta fazer um número especifico de manobras ou girar o mais rápido possível. Deste segmento surgiu o conceito de “roops” (decolagem, loop, toque e arremetida, e repetir esta sequência). Geralmente são modelos bem leves e pequenos como motores glow. MANOBRAS DE PRECISÃO Uma das melhores coisas sobre a categoria de manobras de precisão é que há várias classes; então desde um iniciante a pilotos experientes podem participar. Abaixo há cinco classes da AMA e duas FAI (F3A) e com alguns exemplos de manobras destas classes. Quanto maior o fator K, maior é a dificuldade desta manobra. (obs.: (U) significa upwind e (D) significa downwind. NOVICE Novice pattern maneuvers 1. Takeoff (U)......................................................................k=1 2.Straight flight out (U)....................................................... k=1 3.One-half reverse Cuban-8.............................................. k=1 4.Straight flight back (D).................................................... k=1 5.Stall turn (U).................................................................... k=2 6.Immelmann turn (U)......................................................... k=2 7.Split-S............................................................................. k=1 8. Three inside loops (U) ...................................................k=3 9.One horizontal roll (D).................................................... k=1 10. Landing (U) .................................................................k=1 Total..................................................................................k=14 SPORTSMAN Sportsman pattern maneuvers 1. Takeoff (U)....................................................................k=1 2.Double stall turn (U)...................................................... k=3 3.One-half reverse Cuban-8............................................ k=1 4.Cuban-8 (D).................................................................. k=2 5.Immelmann turn (U)....................................................... k=2 6.Split-S........................................................................... k=1 7. Three inside loops (U)..................................................k=3 8.Straight inverted flight (D)............................................ k=1 9.Stall turn....................................................................... k=2 10. One reverse outside loop (U).....................................k=3 11. Three horizontal rolls (D)...........................................k=3 12. One-half Cuban-8......................................................k=1 13. Square loop...............................................................k=2 14. Landing (U)................................................................k=1 Total............................................................................... k=26 ADVANCED Advanced pattern maneuvers 1. Takeoff (U) k=1 2.Double Immelmann (U)................................................. k=2 3.One-half reverse Cuban-8........................................... k=1 4.Slow roll (0)................................................................. k=3 5.Stall turn...................................................................... k=2 6.Top hat with 1/2 roll (U)................................................ k=3 7.Humpty bump with options........................................... k=2 8.Four-point roll (D)........................................................ k=4 9.Stall turn with 1/2 roll................................................... k=2 10. Cobra two-point roll (U).............................................k=2 11. Immelmann turn.........................................................k=2 12. Six-sided outside loop (D).........................................k=4 13. Split-S.......................................................................k=1 14. Avalanche (U)...........................................................k=3 15. Top hat with 1/4 roll...................................................k=2 16. Triangle rolling loop (D)..............................................k=4 17. One half square loop with 1/2 roll...............................k=2 18. Three turn spins (U)...................................................k=3 19. Landing (U)................................................................k=1 Total............................................................................... k=44 MASTERS Masters pattern maneuvers 1. Takeoff (U)...................................................................k=1 2.Square loop with four half rolls (U)................................ k=5 3.Half reverse Cuban-8................................................... k=1 4.Four-point roll (D)......................................................... k=4 5.Immelmann turn............................................................ k=2 6.Reverse top hat (U)...................................................... k=4 7.One-and-a-half turn spin............................................... k=3 8.Square horizontal eight (D)........................................... k=5 9. Top hat with 1/4 roll......................................................k=2 10. Avalanche (U)............................................................k=3 11. Half Cuban-8..............................................................k=1 12. Triangle rolling loop (D)..............................................k=4 13. Stall turn with 1/2 roll.................................................k=2 14. Cobra point roll with 1/4 up and down (U)..................k=3 15. Half square loop with 1/2 roll in vertical.....................k=2 16. Six-sided outside loop..............................................k=4 17. Split-S......................................................................k=1 18. Figure M with 1/2 roll (U)..........................................k=5 19. Humpty bump with pilot's option................................k=2 20. Reverse knife-edge (D)...........................................k=4 21. Half square loop with full roll in vertical....................k=3 22. Three-turn inverted spin (U......................................k=4 23. Landing (U)..............................................................k=1 Total............................................................................. k=66 FAI F3A (B) B1. Takeoff sequence................................................... k=1 B2. Figure M with 3/4 rolls............................................ k=5 B3. Figure 9, pull to vertical. 3/4 outside loop................k=1 B4. Square vertical 8, inverted entry............................ k=5 B5. Half loop................................................................. k=1 B6. Pull-push humpty bump1/2 roll up 2/4 point roll down.. k=3 B7. Top hat,1/4 rolls.......................................................k=2 B8. Inside-outside Cuban-8. full rolls..............................k=4 B9. Half square loop 1/2 roll up......................................k=2 B10. Reverse top hat....................................................k=4 B11. Two and one-half turn spin.....................................k=3 B12. Triangle rolling loop................................................k=4 B13. Stall turn, 1/2 rolls..................................................k=2 B14. Vertical eight from the bottom.................................k=3 B15. Pull-push humpty-bump, 1/2 roll down.....................k=2 B16. Slow roll.................................................................k=3 B17. One-half Cuban-8,11/2 snap down........................ k=3 B18. Square loop, 1/2 rolls.............................................k=5 B19. Humpty-bump (pilot option).....................................k=2 B20. Two of four-point rofi.opposite directions ..............k=5 B21. Stall turn, full roll up and down................................k=3 B22. Hourglass..............................................................k=4 B23. Landing sequence.................................................k=1 Total..............................................................................k=68 FAI F3A (C) C1. Takeoff sequence................................................... k=1 C2. Reverse Cuban-8....................................................k=3 C3. Stall turn, 1/2 rolls....................................................k=2 C4. Slow roll...................................................................k=3 C5. Half square loop.......................................................k=1 C6.45 degrees down, negative snap roll.........................k=4 C7. Humpty bump with rolls (pilot option).........................k=2 C8. Four-point roll...........................................................k=4 C9. Half loop...................................................................k=1 C10. Square horizontal eight, inverted entry....................k=5 C11. Inverted spin, two turns...........................................k=3 C12. Double Immelmann with full rolls..............................k=4 C13. Top hat with 1/4 rolls, inverted exit..........................k=2 C14. Two loops with two half rolls...................................k=4 C15. Half square loop with full rolls..................................k=3 C16. Square loop on corner............................................k=4 C17. Half square loop with 2/4 point roll down.................k=2 C18. Figure M with 3/4 rolls............................................k=5 C19. Stall turn.................................................................k=2 C20. Two of two-point roll, opposite direction..................k=4 C21. Immelmann turn .....................................................k=2 C22. Spin, reversed, 2 turns each..................................k=4 C23. Landing sequence.................................................k=1 Total..............................................................................k=66 (B—preliminary; C—finals)
Nenhum comentário:
Postar um comentário