Quem sou eu

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

Início

sábado, 15 de outubro de 2011

Stall Turn ou Hammerhead


A manobra stall turn ou hammerhead é uma daquelas manobras que aparentam ser fáceis, mas podem ser difíceis de serem executadas com perfeição. É uma manobra dependente de uma sequencia certa e momento certo e por isso requer bastante treino. Primeiramente, você deve colocar o avião em posição vertical. E a curva para sair do vôo nivelado para o vôo vertical deve ser uniforme com raio constante. É recomendado que o raio seja o mesmo de um looping normal.

As asas devem estar niveladas durante o início. Se o avião não estiver nivelado quando começar a puxar o avião pra cima, ele não ficará perfeitamente na vertical. Use os ailerons para corrigir e depois que começar o vôo vertical, use preferencialmente o leme.stall_turn

Assim que tu atingir uma linha vertical perfeita, você pode diminuir o motor. Mas não corte todo o motor deixe ainda aproximadamente 1/3 de potência. Isso assegura poder de comando do leme. Exatamente antes do avião parar dê comando de aileron (não muito rápido), e sempre estole para o vento. Se o vento estiver vindo do lado direito do avião use o comando do leme para a direita para fazer a curva para direita.

rc-stall-turn-crosswind

Enquanto o avião faz a curva, reduza todo o motor. E quanto a curva estiver quase terminada retire o comando do leme para finalizar o stall turn. E vale lembrar que um stall turn bem feito, durante a volta, o avião percorrerá a mesma linha e deve fazer o ¼ de looping com o mesmo raio que o ¼ de looping da subida.



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário