Quem sou eu

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

Início

sábado, 15 de outubro de 2011

Acrobacia de Precisão


MidRex_BP_Oxai_Professional_F3A

Este evento é muito bem estabelecido e bastante seletivo, apenas os melhores pilotos tendem a ter a habilidade necessária para fazer acrobacias de precisão. As manobras são muito específicas, mas você tem uma boa margem de manobra em termos de qual avião voar, é claro se você quer ser profissional nesta categoria, são poucos os aviões apropriados para acrobacia de precisão. Neste tipo de acrobacia, os juízes tiram muitos pontos por qualquer tipo de erro ou vôo fora do rumo certo.  Existem diferentes classes de vôo de precisão para que você possa aumentar o seu nível de habilidade passo a passo. Nem todos querem se tornar competidores em nível internacional, mas, mesmo assim, eles gostam da camaradagem dos companheiros modelistas com interesses semelhantes e níveis de habilidade.

SOBRE O AVIÃO

acrobacia_de_precisao_osmose_ca_modelsAs regras para os aviões são realmente muito simples, o foco principal é determinar o nível de habilidade deum piloto, e não quem tem o avião mais bonito ou veloz. Como a maioria dos países, os EUA têm tentado seguir as regras internacionais assim como o Brasil, e isso pode ser muito importante para manter a competitividade. As regras a baixo são aplicáveis às aeronaves destinadas a competição de precisão (pattern flying):
• Peso. O peso máximo permitido é de 5 kg ou 11 libras.
• Motorização. A maioria dos competidores atualmente optam por motores YS 4 tempos com pipas e muitos estão transformando seus aviões em elétricos (no caso das competições F3A). As vantagens destes motores para competições são o baixo ruídos, a confiabilidade e a constância do motor (eles não desregulam e tem tempo de responsta praticamente instantâneo).
• Os controles. É permitido mixagem, utilização de programação, mas não é autorizado piloto automático, é claro. Hoje se usa somente rádios 2.4 de alta performance para estes modelos, com servos e receptores digitais para que não haja demora de resposta nos comandos.
• Ruído. Sim, há limites. Motores elétricos e motores com pipas (por exemplo pipas hatori) resolvem o problema completamente.

 

F3Aunlimited_caon_models

F3A é uma designação da categoria de precisão (pattern competition), definido pela Federation Aeronautique Internationale (FAI) . A FAI é uma associação de Aeromodelismo mundial baseada na França. Os padrões de manobras são definidas nos manuais da AMA e da FAI. Lembre-se, não há necessidade de se intimidar com a perspectiva de ir a uma competição de aeromodelismo! Você vai descobrir rapidamente que o tapete de boas vindas está sempre estendido para os recém-chegados e que a competição é altamente viciante!

 

Um Bom Começo

O que você precisa para começar no vôo de precisão hoje? Uma coisa é certa: você não precisa de comprar um modelo da Oxai-RC ou um outro avião muito caro. Basta ser uma aeronave competitiva, como o Venus da Great Planes ou ainda o Unlimited da Caon Models! Há muitas aeronaves boas para se começar neste tipo de manobra nas classes principiante ou esportista.
Para começar, recomendamos menos um plano 60 com estabilidade  neutra, com motor 90 2 tempos que é simples, confiável e não muito caro, principalmente nas versões bioetanol. Em contraste, um treinador tem inerente a estabilidade (a tendência de voar nível vertical, em linha reta, ou seja, não tem estabilidade neutra). As manobras de precisão são mais difíceis de voar com um treinador, porque você está constantemente lutando contra essas características embutidas. Uma aeronave como a Unlimited da Caon Models pode ser um excelente modelo para começar, e ir bastante adiante, neste tipo de vôo.
Se você não tiver certeza de qual plano para começar, pergunte ao seu revendedor de sua loja de confiança. Confira também com os membros mais experiêntes da tua pista.

Os documentos da AMA e FAI podem ser encontrados abaixo:

AMA

As regras para 2011 e 2012 da AMA. CLIQUE AQUI

FAI

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário