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sexta-feira, 3 de junho de 2011

Transmissor Hitec Aurora 9

Características gerais do Aurora 9 










A programação do rádio Aurora 9 é extremamente facilitada pela grande tela de 5 polegadas TOUCH SCREEN, pois o acesso às funções é direto, sem a necessidade de ficar paginando inúmeras telas até chegar na página desejada. Além disso, a quantidade de recursos de programação é comprovadamente superior aos concorrentes Futaba 10 e JR 9303.




- Joysticks de alta precisão dotados de rolamentos em todos os eixos que podem ser ajustados em altura, pressão de retorno e modo.

- Todas as chaves são programáveis, ou seja, é possível determinar qualquer função a qualquer chave para que a pilotagem seja perfeitamente adaptada a seu estilo

- 30 memórias de modelos disponíveis

- Teclado QWERTY na tela para inserção de nome completo com até 20 caracteres alfanuméricos

- 8 programações para condições de vôo com 10 caracteres alfanuméricos

- Encaixes para as mãos confeccionadas em borracha antiderrapante de formato ergonômico


Características especiais do Aurora 9


Apesar de a HITEC ter sido a última fabricante de grande porte a introduzir o sistema de transmissão 2.4Ghz no mercado, ela foi a responsável pelo desenvolvimento de um projeto mais avançado e com componentes que facilitam a montagem do receptor dentro do aeromodelo e também protocolos de comunicação mais seguros.


Segue abaixo 4 inovações conceito dos sistemas 2.4Ghz HITEC:


-Tecnologia AFHSS - (Adaptive Frequency Hopping Spread Spectrum) - Este sistema dispõe de uma função especial chamada Smart Scan. Quando ativada, o Smart Scan faz uma varredura completa de toda a gama 2.4GHZ para então, escolher os canais mais limpos do espectro e utilizá-los na comunicação entre transmissor e receptor. Este recurso garante a ausência total de interferências, mesmo em ambientes excessivamente congestionados. Cada vez que o rádio for ligado, ele fará uma varredura e se adaptará às condições daquele momento do vôo.


- BODA - (Boosted Omni Directional Antenna) - A linha de receptores OPTIMA dispõe de antenas dotadas de um amplificador interno que potencializa a recepção de sinais em todas as direções. Isso significa, na prática, que a instalação da antena BODA dentro de aeromodelos com fuselagens apertadas, tais como planadores, é feita de modo muito mais simples. Veja nas fotos o gráfico de irradiação da antena BODA efetuada por um laboratório de certificação.


- TELEMETRY SYSTEM - O AURORA 9 já incorpora um software para telemetria do vôo. Através deste software e a instalação de um pequeno módulo de controle de sensores (adquirido separadamente) dentro do aeromodelo, é possível monitorar na tela do rádio as seguintes informações:


- Tensão da bateria do receptor ou motor elétrico

- Nível de combustível do tanque

- Rotação do motor

- Temperaturas de Motor, Speed Control e Bateria


Adicionando-se um pequeno módulo GPS projetado pela própria HITEC, obtém-se também informações de altitude e velocidade, coordenadas geográficas, tudo isso à mostra na tela de do Aurora 9.


Observação Importante: No caso de utilização do Aurora sem a placa de controle de sensores, o sistema do rádio oferece a telemetria básica que é o valor de tensão da bateria do receptor. Este é um recurso muito importante, pois é possível monitorar a quantidade de carga exata da bateria do receptor durante todo o vôo e com todos os servos em operação.




- SPC - (Supplementary Power Connection) - O sistema de conexão de força suplementar é um importante recurso para os modelistas que se preocupam com a alimentação dos servos de alto torque. É sabido que muitas quedas de aeromodelos de grande porte utilizando sistemas de 2.4Ghz davam-se por conta de uma variação de tensão excessiva em decorrência da alta corrente consumida pelos servos. Para eliminar este problema, os pilotos eram obrigados a recorrer a circuitos distribuidores de energia, agregando peso e custos adicionais ao modelo.


Pensando sobre esta importante questão, a HITEC implementou um sistema muito interessante para seus receptores chamado SPC (Conexão de Energia Suplementar) . Através a eliminação de um simples Jumper (conector) os sistemas que alimentam os servos (POTÊNCIA) são separados dos sistemas que são responsáveis pela recepção do sinal (eletrônica de controle e processamento). Desta maneira, temos uma entrada de alimentação que alimenta os servos, que pode ser proveniente de uma bateria ou um BEC e a outra entrada é extremamente flexível, podendo receber tensões de alimentação de até 35V! Neste sentido, muitas opções de alimentação segura são possíveis, dentre elas a utilização de uma bateria de LIPO conectada diretamente à entrada SPC do receptor e esta mesma bateria, com sua tensão de alimentação reduzida por um BEC alimentar os servos. Como a tensão de entrada é muito maior que a tensão de trabalho dos servos, eventuais variações de tensão ocorridas por cargas dos servos não serão sentidas pelo sistema de recepção do receptor e ele continuará trabalhando de forma segura, sem riscos de travamento. Com o jump (conector) do SPC fixado em seu lugar, (configuração original de fábrica) a utilização do receptor é idêntica à qualquer outro do mercado. Esta configuração original pode ser utilizada para a grande maioria das aplicações com aviões de pequeno e médio porte (até 120). Seguem fotos disponíveis dos exemplos de configuração do SPC


Tabelas de programação disponíveis


Programação Básica Geral


- 9 Assignable Control Channels - qualquer canal aceita qualquer função, basta nomeá-la.

- 3 Model Types - Programação de tipos de aeromodelos sendo Avião, Planador ou Helicóptero.

- 30 memórias de programação.

- 8 seleções de condições de vôo com 10 caracteres.

- Throttle Lock (trava de potência).

- Fail-safe. Em caso de interferências, o receptor posiciona os servos em posições pré programadas para evitar atitudes perigosas.

- Channel Function - permite determinar funções específicas para cada canal e ativa-los por qualquer chave ou sticks.

- EPA

- Dual Rate & EXP*

- Sub-Trim

- Servo Reverse

- Servo Speed - Controle de velocidade dos servos (até 25 segundos) - Importante recurso para tornar determinados comandos de vôo (flaps, por exemplo) com velocidades idênticas ao avião real para fidelização da escala.

- Servo Monitor - tela gráfica onde se pode analisar o funcionamento de todos os servos e comandos.

-8 Mixers totalmente programáveis (5 x 2-pontos , 3 x 7-pontos de curva)

- Função Trainer para instrutores - Requer cabo específico para Aurora 9




Programação Avançada MODO Avião (ACRO)


- 9 Tipos de asa

- 5 Tipos de cauda

- Seleção rápida de programação para Dual Engine, Retracts gear, Airbrake, e Fuel mixture

- Curva de potência de 7 pontos

- Corte do motor por chave

- Idle Down - Muda rotação da Marcha lenta via chave para vôos acrobáticos

- Fuel Mixture - controle de mistura para motores que necessitam de tal função

- Airbrake

- Airbrake to Elevator Mix

- Aileron to Rudder Mix

- Elevator to Camber Mix**

- Rudder to Aileron Mix**

- Aileron Differential*

- Aileron to Flap Mix**

- Camber Mix**

- Flap Control*

- 3 x Gyro Sensitivity (ex: AILE/ELEV/RUDD)*

- Snap-Roll (4-Way Switching Multi Direction)**

- V-Tail**

- Delta Mix**

- Ailevato

Este produto é indicado para usuários a partir de 14 anos
 

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